Um Computador por Aluno - UCA
• É um projeto do gabinete da presidência da república, MEC/Secretaria de Educação a Distância
• O projeto sustenta-se na proposta pedagógica denominada modalidade 1:1, que busca contemplar cada estudante da rede de ensino básico com um laptop.
Reunião do Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça. O professor Nicholas Negroponte, do MIT, apresenta aos participantes a ideia inovadora de fabricar um “laptop de 100 dólares”. Naquele mesmo ano, Negroponte e sua equipe fundariam a organização OLPC (One Laptop Per Child).
Em julho de 2005
Negroponte e o educador Seymour Papert apresentam, em Brasília, a ideia do laptop educacional ao presidente da época Lula, que decide criar um grupo de trabalho para avaliar a solução.
E depois...
• Grupos nos estados do RS, RJ,SP, TO e DF avaliam o XO
• Inicia se o projeto UCA
Objetivos do UCA:
• Mudar o paradigma educacional
• Ajudar a introduzir mudanças pedagógicas na Educação
• Promover a inclusão digital não só dos alunos mas de todo o contexto escolar e familiar deste aluno
• Incrementar o sistema de TICs
• Produção do Laptop pela industria nacional
Pilares do Projeto UCA:
Formação, Recursos / Materiais Pedagógicos, Suporte Técnico e Pedagógico, Avaliação, Pesquisa e Acompanhamento.
Em 2007, três fabricantes de equipamentos (Intel, OLPC-Quanta e Encore) fazem doações de máquinas para a realização de experimentos de uso pelos alunos.
Início dos experimentos nas cinco escolas escolhidas para participar da fase 1 do Projeto.
Pré Piloto ou Fase 1
• Características do UCA ou Uquinha
Mobilidade, Uso intensivo, Conectividade imersiva, Integração de recursos, Implantação sistêmica, Uso integrado a várias escolas:
• Tela de 7 polegas
• Capacidade de armazenamento de 4 Gb
• 512 MB de memória
• Bateria com autonomia de 3h
• Pesando 1,5 kg
Entidades Participantes
• MEC = Laptops
• Motorola = Wi fi e servidores
• CCE = Hardware
• Universidades Federais = Formação dos Multiplicadores/Formadores e Avaliação
• NTEs/NTMs = Formação dos Professores
• Secretarias de Educação Estaduais e Municipais = Infraestrutura das escolas
Funcionamento do Projeto Fase 2
PROJETO UCA - NÚMEROS GERAIS
ALUNOS PROFESSORES TOTAL DE MAQUINAS TOTAL DE ESCOLAS
LOTE 1 30,231 1,924 33,765 86
LOTE 2 39,490 2,327 43,914 151
LOTE 3 43,646 2,542 48,505 109
CAETES 6,160 333 6,819 0
TOTAL 119,527 7,126 133,003 346
E no Rio Grande do Norte
As escolas contempladas no RN
5 -Escolas Estaduais
• EE ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA JOSEFA SAMPAIO (Natal)
• EE ESCOLA ESTADUAL GENERAL JOAO VARELA (Ceara Mirim)
• EE ESCOLA ESTADUAL MANOEL CARNEIRO DA CUNHA (Extremoz)
• EE ESCOLA ESTADUAL ANTONIO DE AZEVEDO (Jardim do Seridó)
• EE ESCOLA ESTADUAL MARIA CRISTINA (Parnamirim)
4- Escolas Municipais
• ESC. MUNICIPAL PROFESSOR HERLY PARENTE (Natal)
• ESC. MUN P ROFª MARIA RIZOMAR DE FIGUEIREDO BARBOSA (Ipanguaçu)
• ESC. MUN. PROFESSORA FRANCISCA AZEVEDO (São Paulo do Potengi)
• UE UNIDADE ESCOLAR VII JOAO DE OLIVEIRA CONFESSOR COMUNIDADE BONSUCESSO (Santa Cruz)
A UFRN
Na Fase 2 do projeto as IES Globais são responsáveis pela formação das IES locais e fornecem apoio técnico pedagógico para a organização da IES local. A UFRN está ligada neste aspecto à UFC.
• A UFRN é a certificadora do curso de formação.
A equipe do Projeto UCA
• Está presente na SEDIS
• É a responsável por elaborar o projeto de formação, encaminhar e viabilizar os trâmites do curso de formação na UFRN
• Programar os encontros de trabalho, trabalhar os módulos que compõem o curso, apresentar um calendário de trabalho do curso com os formadores e com os professores das escolas.
• Acompanhar e avaliar as ações no ambiente virtual de aprendizagem
• Cooperar com os formadores em suas ações nas escolas.
Ações realizadas pela equipe de Formação da UFRN
• Reuniões Secretarias de Educação estadual e municipais
• Visitas técnicas nas escolas
• Formação na UFC
• Participação de todos os encontros com os formadores
• Composição da Equipe Local e sua formação com a equipe da UFC
O Blog do Projeto na UFRN: www.sedis.ufrn.br/blog/uca
Desafios...
• Infraestrutura física nas escolas e tecnológica
• Formação dos Professores e gestores
• Participação dos Pais e da Sociedade
Em Ceará – Mirim/RN este projeto está inserido na Escola Estadual General João Varela, como já foi citado.
Está sendo desenvolvido com a ajuda dos Colaboradores da 5ª Dired, Antônio Vital e Elizângela conhecida com Eli e a colaboradora da nossa Escola Valdiana Nazário. Estes são os responsáveis pela nossa formação, nos ensinando como usarmos esta ferramenta, dando todo o suporte necessário para passarmos adiantes os conhecimentos para os nossos alunos, pois é com essa capacitação de gestores e professores no uso da tecnologia que alcançaremos voos muito mais altos.
É assim que eu vejo este Projeto, como uma verdadeira rede, onde colaboradores, professores, funcionários e alunos interagem sempre com o mesmo objetivo, de apropriarmos sempre mais desta máquina, auxiliando nas mudanças pedagógicas e fazendo valer todo o esforço para a inclusão digital do nosso meio.
A nossa escola está cada vez mais construindo cada degrau para o sucesso deste projeto que muito nos auxilia nesta formação, não só para o trabalho, mas para a vida, uma vida em torno de um trabalho em equipe.
Cauinha Marques
Fonte de Pesquisa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN / Secretaria de Educação a Distância SEDIS
Parabéns por sua criatividade. Seu blog é um convite à reflexão.
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