sexta-feira, 21 de junho de 2013



O que caracteriza Projeto?

Relendo sobre Projetos, aqui mostro duas das definições que mais se aproxima do meu pensamento sobre o mesmo.
O projeto caracteriza-se por uma situação de aprendizagem abrangente, que potencializa a interdisciplinaridade e a transversalidade. Segundo MACHADO,2000, “O projeto não é uma simples representação do futuro, do amanhã, do possível, de uma ideia; é o futuro a fazer, um amanhã a concretizar, um possível a transformar em real, uma ideia a transformar em ato"
Conforme lembra a autora Thurler (2001), um projeto tem maiores chances de se concretizar quando seus objetivos são realistas, uma vez que o projeto “necessita, em primeiro lugar, explorar os possíveis, depois cristalizar uma escolha, a seguir especificar o que se quer e o que se pode e, enfim, realizar, ou seja, passar à ação (DEVELAY, 1994, p. 25)”.
Sabemos que no Projeto, a sua maior característica é a flexibilidade, entendendo o modo de agir do ser humano,  que define o quem ele quer ser e como ir em busca das suas metas.

Ideia de Currículo:

“O currículo é um elemento central na definição daquilo que nós somos, daquilo que seremos futuramente. É nesse sentido que o currículo é, sem dúvida, crucial nesta definição das identidades dos nossos alunos. E isso nos obriga a constantemente refletir sobre: que identidades estaríamos formando na escola e que identidade nós desejaríamos, então, formar nesse mundo em que estamos vivendo?” (MOREIRA, 2008).
O autor se refere à importância de o currículo escolar estar em consonância com a sociedade plural em que vivemos hoje. Para tanto, é importante que a escola conceba o currículo como um conjunto de experiências de aprendizagem.
        Assim, o currículo é um processo intencional e prático no qual os principais atores, isto é, os protagonistas, são os professores e os alunos.
Hoje o currículo não se limita apenas a um papel com informações, mas com a sua própria construção.

O que é tecnologia:

O termo tecnologia vem do grego "tekhne" que signfica "técnica, arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa "estudo". Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.

Hoje a tecnologia está presente em todas as áreas, na educação não seria diferente.
As tecnologias da informação e comunicação trazem contribuições fundamentais para o registro de processos e produtos e na recuperação de tais informações favorecendo a reflexão e a reformulação.
Baseando-se na leitura do IV módulo, do Projeto UCA, o conhecimento do ponto de vista técnico e pedagógico sobre as especificidades e implicações envolvidas no uso dos recursos tecnológicos dá ao professor condições de elaborar seus projetos de sala de aula incorporando de maneira significativa a tecnologia aos conteúdos curriculares, envolvendo questões transversais e dando o caráter interdisciplinar ao conhecimento tratado na globalidade em seu fazer pedagógico.

E que relação existe entre eles:

Construir coletivamente os seus saberes juntamente usando a tecnologia de forma articulada, integrando os participantes no âmbito mais global, fazendo de sua prática algo mais prazeroso e dinâmico, buscando sempre novos caminhos e repassando as seus conhecimentos, suas experiências.
21/06/2013

Cauinha Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário